II Congresso de América Colonial – “Ser na América”

II Congresso de América Colonial – “Ser na América”
23, 24 e 25 de outubro de 2019 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, na Universidade Estadual de Campinas

As narrativas sobre o continente americano podem ser exploradas desde períodos anteriores à chegada das naus de Cristóvão Colombo em 1492. O imaginário sobre as terras localizadas do outro lado do Atlântico, e sobre aqueles que as habitavam, já fervilhava anteriormente aos escritos dos cronistas – europeus e americanos – e antes que o século XVII presenciasse a Miranda de Shakespeare se rejubilando pelo “admirável mundo novo”.

O continente americano traz consigo uma série de práticas culturais, cotidianas e de subjetivação. Há um novo termo classificatório sendo formado: o americano. Essa nova posição histórica foi elaborada trazendo consigo uma fileira de novos conceitos e novos horizontes de estudo.

O II Congresso de América Colonial foi organizado para que tanto o estudioso da área como o público interessado nas discussões sobre os temas americanos possam expor suas percepções sobre a constituição desse modo de ser americano. A visão do Novo Mundo fez irromper um verdadeiro oceano de novas práticas, narrativas e possibilidades historiográficas. Em meio a esse oceano, podemos avistar diversas ilhas, diversos modos de ser e de possibilidades de existência que podem ser mapeados desde o momento da chegada dos europeus, no início da Modernidade, até a assimilação do passado colonial feita durante o século XIX.

Proposta e Objetivos:

Nesta segunda edição organizada pelo Laboratório de Estudos Americanos (LEA) da UNICAMP, a abordagem será sobre as práticas comuns tanto aos europeus recém-chegados à América como aos nativos. O evento busca debater as ações desses homens – o crer, cultuar, alimentar, curar – descritas nos registros da época com o objetivo de discutir os modos de vida que definiram esses que vieram a ser chamados de “americanos”. Nesse encontro, contaremos com parceiros de outras universidades do país.

Confira a Programação!

Instruções gerais para inscrições:

1. Prazo de inscrição: 05 de julho de 2019 – 25 de setembro de 2019 15 de outubro de 2019 (Prazo estendido)

2. Opções para inscrição e valores:

Apresentador de trabalho em Simpósio Temático – regular  R$80,00
Apresentador de trabalho em Simpósio Temático – bolsista SAE*  R$50,00
Ouvinte – aluno de Pós-Graduação, Graduação ou Professor da Rede Pública de Ensino**  R$50,00

 

Ouvinte – público em geral  R$80,00
Mini-curso***  R$80,00
Apresentador de Simpósio Temático + Mini-curso  R$100,00

*Bolsista SAE – o desconto é voltado a todos os participantes (Pós-Graduação e Graduação) que possuam bolsas de auxílio (bolsas sociais) da sua universidade de origem. O desconto não será aplicado a bolsistas CAPES, CNPQ ou Fapesp.

**Aluno de Graduação, Pós-Graduação ou Professores da Rede Pública de Ensino: deverá apresentar comprovante de matrícula no ato da inscrição.

*** Apenas para alunos de pós-graduação e graduação

Inscrição

– O participante deve enviar um email para: lea.ifch.unicamp@gmail.com:

– Assunto: Tipo de inscrição + Nome completo (Ex: Simpósio Temático e Mini-Curso – José da Silva)

– Mensagem:  

Nome completo

Endereço completo

RG/CPF

Titularidade – ano de conclusão

Simpósio/Ouvinte

Título do Trabalho

– Em anexo:

Comprovante de pagamento (depósito ou transferência bancária)*

Comprovante de matrícula – Graduação, Pós-Graduação ou Professor da Rede Pública de Ensino**

 Comprovante Bolsista SAE***

Resumo expandido

Currículo Lattes****

Texto completo***** (APENAS dia 25/11/2019 – pós evento)

OBSERVAÇÕES

* Comprovante de pagamento – foto/ imagem escaneada do comprovante. Enviar em jpg ou pdf.

**Comprovante de matrícula – foto/imagem do Histórico escolar, Matrícula, Carteirinha ou holerite com foto ou boleto pago – qualquer documento que comprove a titularidade do inscrito. Enviar em jpg ou pdf

***Comprovante bolsista – documento que comprove a bolsa e sua vigência. Formato jpg, doc. ou pdf.

****Apenas para os apresentadores de Simpósio Temático. Formato pdf.

Antes de efetuarem as inscrições, leiam as instruções abaixo!

3. Solicitamos atenção ao enviar a inscrição, em especial para o preenchimento do Nome, Título do Trabalho e Opção escolhida, para evitar eventuais problemas. Feito o cadastro, o participante receberá no próprio e-mail a confirmação.

4. A aprovação do participante será publicada na página do evento, no dia 28.09.19, juntamente com o envio da carta de aceite no email utilizado para a inscrição.

5. Não aceitaremos novas inscrições para Simpósio Temático após 25.09.19, APENAS Ouvintes.

6. O pagamento deve ser feito através de depósito em caixa ou transferência bancária, para a conta corrente:

– Banco Bradesco: Agência: 3147-0

– Conta Corrente: 0007830-1

– Titular: Eduardo Andrés Ruz Torres – CPF: 229.552.998-04

7. O comprovante de depósito ou transferência deve ser enviado como anexo no ato da inscrição.

8. Titulação mínima para apresentador em Simpósio Temático – Graduação – em andamento.

9. Titulação mínima para apresentador de pôster – Graduação – em andamento.

10. Caso o simpósio temático seja cancelado, o participante será alocado em outro simpósio ou será reembolsado.

11. NÃO será aceito: depósito em envelope – Se o participante enviar comprovante de depósito em envelope será desclassificado e não será reembolsado.

12. Não serão aceitas inscrições para bolsistas sem comprovação da bolsa.

13. O participante que enviar inscrição como bolsista e não apresentar comprovante será desclassificado e não será reembolsado.

14. Se o participante não comparecer ao evento, será desclassificado e não será reembolsado.

15. O participante que não tiver o trabalho aceito terá o reembolso feito até 7 dias úteis após o envio das cartas de aceite.

16. Todos os apresentadores e ouvintes receberão o certificado de participação/ouvinte ao final das atividades.

Instrução aos inscritos em Simpósio Temático

Resumo Expandido

-Resumo da apresentação – apresentação do tema – salvo em “doc” ou pdf

-Título – centralizado e em negrito.

– O nome completo do autor deve vir abaixo do título, à direita. Em nota de rodapé deve estar a Instituição de origem, Titulação e Agência financiadora (se for o caso);

-De 2000 – 2500 caracteres

-Fonte Times New Roman 12

Texto integral (APENAS dia 25/11/2019, pós evento)

-Publicação nos anais eletrônicos do evento.

– O envio do texto implica a cessão dos direitos autorais.

– O texto deve conter de 10 a 12 páginas, salvo em “doc.” ou pdf

– Fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5, justificado;

– Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;

– O nome completo do autor deve vir abaixo do título, à direita. Em nota de rodapé deve estar a Instituição de origem, Titulação e Agência financiadora (se for o caso);

– Citações de até três linhas devem estar no corpo do texto e entre aspas. A partir de quatro linhas deve ficar com recuo esquerdo de 4 cm, em Times New Roman 10, sem aspas.

– Referências: (SILVA, 2017:01-02)

– Notas de rodapé: função explicativa e/ou complementar. Fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;

– As referências bibliográficas: ao final do texto, em ordem alfabética por autor e de acordo com as regras da ABNT.

– Páginas: numeradas, margem inferior direita, menos a primeira.

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Veja a Programação do Evento